Cubo-Objeto Direto

FUNDAMENTOS (sobre experiência desde 2007):

- Processo de criação como experiência pedagógica
- O diálogo com diferentes tradições teatrais
- Uma dramaturgia que se constrói na cena
- O interesse pela narratividade e pelas técnicas de clown
- Engajamento histórico e social

Em busca de uma interpretação brasileira, alicerçada no estudo do gesto cotidiano e de uma dramaturgia cujo tema é o homem em conflito com seu meio, a Cia. Cubo lança um olhar crítico sobre a realidade social.


CUBO LATITUDE ZERO ( o que norteia as ações do Cubo hoje)

Princípios de Pesquisa e Investigação Teatral: desenvolvimento de um trabalho de improvisação baseado em temas, roteiros, indicações técnicas ou estilísticas utilizadas como pontos de referência pelos atores. Os métodos para essa  improvisação, além de se apoiarem na memória e na espontaneidade individuais, envolve a leitura de textos teóricos e literários, de onde seus integrantes retiram o estímulo para a reflexão e a sugestão de imagens que fundamentem a criação. O texto nasce junto com o espetáculo, nas palavras e cenas que o grupo vier a experimentar.

Processo colaborativo: é a prática de todos influírem no resultado dos trabalhos, trazendo contribuições, dividindo-se em subgrupos de pesquisa, trocando e acrescentando idéias até que, a partir de um certo momento, o diretor passe a fazer um trabalho de edição e organização de todo o material.

Antropofagia da cena: tudo pode ser apropriado e reciclado para um espetáculo, sem que se precise fazer contextualizações históricas acerca de cada elemento utilizado. Uma marca estética pode ser a combinação de vários fluxos narrativos numa só peça.

Metalinguagem: o processo de construção do espetáculo faz parte do próprio espetáculo; a arte, em especial o teatro, é o instrumento dos personagens para tentar se relacionar com o mundo.


DIAGRAMA DE PESQUISA