23 de fev. de 2009

diário de bordo - DOM MAI 06, 4/16

PREVISTO
06 DE MAIO – Apresentação da pesquisa coletada – Ricardo III (VÍDEO) – debate – treinamento físico – apresentação de mimeses – processo de codificação das ações físicas – improvisação sobre mimeses e temas - leitura de contos – Exercício: Sentir (olfato/tato/audição). Atividades extra-aula: visitar pontos da cidade (VER/ OUVIR/ SENTIR) - trazer uma redação: “O que é ser ator?”

REALIZADO
Treinamento físico (corda para aquecimento e concentração e jogos com bastão). Noções de respiração diafragmática (Sara Lopes). Cada dupla recebeu no último domingo, um recorte de jornal com referência aos 4 grandes temas relacionados à pesquisa teórica. Cada um criou uma situação dramática a partir das sensações geradas pela leitura de cada matéria jornalística.

Destaques para:
1. Willian: chamou Lisandra para a contracena. Vendou-lhe os olhos. Distribuiu objetos aos outros para que cada um fizesse um ruído. Lisandra teve reações diversas há cada som que à sua volta.

2. Gabi: com trilha sonora, vestiu-se lentamente com um tecido que simbolizava uma espécie de burca. Representou uma mulher árabe. Houve relação com os outros integrantes do grupo.

3. Carol: chamou dois colegas para a contracena. Procurou representar as angústias e o desconforto de um estrangeiro no dia-a-dia.

4. Thaís e Peterson: narraram a chegada ao Brasil pelo ponto de vista de um escravo e um índio.

5. Mateus: Fez um trabalhador numa linha de produção.

Todos apresentaram suas micro-cenas, mas como destaques, ficaram somente essas. Depois de cada apresentação o grupo analisava e sugeria melhorias. As cenas voltarão na próxima aula, com acréscimo de materiais de apoio e aprimoramento da idéia central.

A maioria trouxe mais recortes de jornal com o que cada um entende a respeito do tema da oficina (estrangeiro).

Foram distribuídos contos da série “Canções do Exílio”, de minha autoria. Cada um ficou com um conto, devendo ler e anotar as primeiras sensações que viessem à cabeça. A partir daí, trocaram os contos mais 5 vezes, entre si. Ao final, cada um ficou com seu conto original, mas com 5 anotações diferentes sobre sensações também diferentes.

Música: Trilhas: 21 Gramas / Lavoura Arcaica / A Vila

Seminário: Só Carol e Thalita (Grupo 7) apresentaram o seminário sobre os capítulos 15 e 16.


Atividades extra-aula: Pesquisa teórica e prática continuam para o domingo, dia 20 de maio. Montagem de uma cena baseada no conto da série “Canções do Exílio”. Rodrigo Roman pediu para que cada um trouxesse algum objeto caseiro com o qual pudessem tirar efeitos sonoros. As cenas apresentadas hoje, deverão ser melhoradas para a próxima aula.

Apresentação de mimeses anteriores e a codificação dos movimentos, transformação do movimento mecânico em orgânico não foi realizada por falta de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário